sábado, 7 de agosto de 2021

Dona Noêmia reindica a devolução das terras do Açu em evento com o governador Cláudio Castro, a família Garotinho, a prefeita Carla Machado na UENF

Por Juliana Rocha

Ontem, 06 de agosto, o governador Cláudio Castro, em companhia da família Garotinho cumpriu uma agenda em Campos dos Goytacazes num clima de campanha eleitoral para 2022. Às 17h, o evento que constava na agenda como “Fórum de Prefeitos” ocorreria dentro da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Quando Dona Noêmia, grande agricultora e lutadora em defesa dos agricultores do Açu ficou sabendo da agenda na UENF, nos contactou para que fôssemos com ela, reivindicando que o governador devolvesse as terras do Açu, que foram roubadas dos agricultores durante a gestão de Carla Machado e Sérgio Cabral.


Dona Noêmia e um pequeno grupo de apoiadores em manifestação pela anulação do decreto de desapropriação das terras das famílias do Açu. Fotografia: Luiz Henrique

Chegamos ao Auditório, esperando o suposto “Fórum de Prefeitos” e nos deparamos com um verdadeiro palanque eleitoral para o governador Cláudio Castro, junto com toda a família Garotinho e muitos prefeitos do norte e noroeste fluminense, elogiando o “excelente trabalho” do governador, que faz campanha distribuindo promessas aos municípios, que deverão ser custeadas com o dinheiro da privatização da CEDAE. Apoiadores da família Garotinho clamavam para que Clarissa Garotinho, que recentemente gravou vídeo abraçando Bolsonaro, viesse como candidata a vice-governadora. No evento, rolou até dueto de “Noites Traiçoeiras” com Rosinha Garotinho e Cláudio Castro, que segundo alguns prefeitos bajuladores presentes naquele círculo de horrores ,seria um "enviado de Deus" para salvar o Estado do Rio de Janeiro. Garotinho, em sua fala, distorceu completamente a história da fundação da UENF, dizendo que ele teria sido o responsável por pedir a Brizola para construir a instituição, que infelizmente, era palco de um dos eventos políticos mais enojantes que eu já presenciei.

Voltando à nossa missão no evento, estendemos uma faixa pedindo que o governador devolvesse as terras roubadas dos agricultores do Açu e fomos não só ignorados por todos ali presentes, como fui ameaçada por um correligionário de Garotinho de receber ordem de prisão porque estava atrapalhando a visão dele. Esse senhor, cujo nome ignoro, tocou em mim e eu só não tive uma reação a altura porque o foco naquele momento era ajudar a luta de dona Noêmia.
Na fala de Carla Machado, gritamos junto com a dona Noêmia para que fossem devolvidas as terras do Açu e Carla falou que devolver as terras roubadas seria ilegal e que todos os crimes que vêm sendo cometidos contra os agricultores da região seriam sacrifícios necessários para o desenvolvimento econômico do Açu.

Voltamos a gritar durante e fala do governador Cláudio Castro e ele nos chamou de baderneiros por estar atrapalhando a campanha eleitoral dele que ocorria ilegalmente dentro de uma universidade pública. Dona Noêmia começou a passar mal, sendo ignorada pela plateia bajuladora e acolhida somente por uma mulher da equipe do governador, que garantiu que fosse feita uma conversa ao final do suposto fórum. Dona Noêmia falou com ele que o que houve não foi desapropriação, mas expropriação. Em vídeo registrado durante a conversa, ela fala: “Eu tenho pouco tempo, mas enquanto eu tiver um suspiro, eu vou lutar! Eu sou representante daquele povo e aquele povo não merece. O porto é maravilhoso, o império é maravilhoso, mas o nosso suor e o nosso sangue na produção do alimento é muito mais precioso.”

O governador se comprometeu a receber dona Noêmia, com a presença do IPERJ, da Procuradoria de Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Dona Noêmia solicitou também a presença de Roberto Moraes e da diretora da UFF Campos, Ana Costa. O governador pediu ao deputado estadual Bruno Dauaire para agendar a reunião com o seu chefe de gabinete, Abel.

Um comentário:

Manifestação unificada: SOS Novo Jockey e servidores públicos municipais

 Por Juju Rocha Tavares Ontem, acompanhamos um pouco da manifestação em frente à Prefeitura que reuniu dois grupos: o movimento @sos.novo.jo...